Os deputados estaduais do PL Tocantins Marcus Marcelo e Janad Valcari pressionam a concessionária BRK Ambiental para reduzir o valor da tarifa de água no estado. Em reunião com o governador Wanderlei Barbosa e representantes da empresa, no último dia 1º de novembro, os parlamentares pediram a antecipação do estudo de revisão tarifária, que seria realizado apenas em 2025.
O deputado Marcus Marcelo, que é o autor do requerimento que solicitou a reunião, afirmou que a cobrança atual é insustentável para a população. Segundo estudo apresentado pelo parlamentar, o valor do metro cúbico de água no Tocantins é o maior da Região Norte, sendo cobrado até três vezes mais que em outros estados da região. “O povo tocantinense tem reclamado do preço praticado pela BRK em relação à conta de água. E nós estamos aqui buscando uma resolução para isso”, explicou o deputado.
A deputada Janad Valcari também participou da reunião e reforçou a cobrança por uma redução na tarifa. “É inadmissível que os tocantinenses sejam penalizados com uma cobrança tão alta”, enfatizou.
Na reunião, o governador Wanderlei Barbosa argumentou que a alta tarifa gera insatisfação por parte da população. “Isso surpreende a gente e não quero que o preço seja injusto. Essa também é uma provocação já feita pela Assembleia Legislativa, por isso precisamos buscar essas informações para justificar esses valores praticados”, pontuou.
A BRK Ambiental afirmou que irá analisar as demandas dos deputados e que está comprometida com a prestação de serviços de qualidade à população. A audiência pública sobre o tema está marcada para o dia 23 de novembro (quinta-feira), na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto).